Buscar

Uso obrigatório do BIM

Fala pessoal, tudo bem?

Hoje no blog da Tera iremos abordar um tema bastante interessante e quem tem crescido muito no mercado de engenharia no nosso país e no mundo, a metodologia BIM.

Mas afinal, você sabe o que é o BIM?

O Bulding Information Management, em português Modelagem de Informações da Construção, ou simplesmente BIM é uma metodologia de elaboração de projetos desde a concepção inicial da construção até sua entrega final.

O BIM, como o próprio nome diz, é a modelagem da informação durante um projeto, criando o que chama-se de modelo, o qual é uma visualização em 3D do projeto, trazendo muito mais detalhes e informações, como posição de objetos, altura, onde certos equipamentos devem ser instalados, etc.

Uma confusão bastante comum é achar que o BIM é um software, quando na realidade ele é uma metodologia que para ser desenvolvida é assistida por softwares como o Autodesk Revit, por exemplo.

Outro erro bem comum é confundir o BIM com o 3D. Apesar dessa metodologia gerar um modelo tridimensional, ele vai muito além disso, incrementando as informações que fazem desse método uma ferramenta tão poderosa.

O que esses softwares fazem é desenvolver o projeto e ao mesmo tempo permitem que informações sejam inseridas, como os exemplos citados anteriormente.

Uma grande vantagem do BIM é a compatibilização de projetos, que nada mais é do que unir vários projetos complementares de uma construção (elétrico, sanitário, estrutural, etc) em um único modelo para verificar a existências de clashes, que são inconsistências e/ou divergências ocasionadas pelo cruzamento de algum desses projetos, ou seja, em algum ponto alguma parte desses projetos estão se encontrando e isso não pode ocorre. Um exemplo bem claro disso, é por exemplo, parte de alguma fiação atravessando um cano de água, e como bem sabemos água e eletricidade JAMAIS DEVEM SE MISTURAR.

Dentro das partes que compõem essa metodologia, vamos citar duas: o LOD e dimensões do BIM.


O LOD (Level of Development – Nível de desenvolvimento do modelo), como o próprio nome diz, essa parte diz em qual fase o projeto está. Pode variar entre:


LOD 100: representação geométrica do objeto, sem informações e com baixa precisão;


LOD 200: forma geométrica mais próxima da realidade, mas ainda com certa imprecisão;


LOD 300: a representação geométrica dos elementos é igual a realidade;


LOD 400: nessa etapa são descritos os detalhes de execução;

FONTE: Caderno de Apresentação de Projetos em BIM de Santa Catarina


As dimensões do BIM por sua vez se dividem em:


3D: Forma: Desenvolvimento do modelo do projeto;


4D: Cronograma: Vinculação do cronograma de obra com o modelo criado


para verificar possíveis problemas;


5D: Custo: Com as informações anteriores é desenvolvimento o orçamento;


6D: Sustentabilidade: Analisar a eficiência da construção e quais pontos podem ser melhorados;


7D: Manutenção e Operação: Gerar planos de manutenção após a entrega da obra, tendo assim um controle de toda a vida útil da construção.


O BIM está sendo amplamente implementado nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, sendo obrigatório a partir de 2021 para empresas desse ramo. Apesar disso, algumas empresas de outros ramos da Engenharia, como a Elétrica, já vem implementando a metodologia no seu dia a dia.

Esse foi nosso texto, contendo uma introdução básica do que é a metodologia BIM, pois se fossemos falar sobre tudo que o BIM envolve ficaríamos horas debatendo aqui e ainda haveria mais coisas.


Até a próxima!


Referências:


https://www.inbec.com.br/blog/uso-bim-sera-obrigatorio-partir-2021-projetos-construcoes-brasileiras

http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/tudo-o-que-voce-precisa-saber/#ndsbim

https://www.sienge.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-bim-entenda-o-conceito-e-suas-aplicacoes/

https://thorusengenharia.com.br/blog/o-que-e-bim/

https://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/lod-trabalhando-bim-em-alto-nivel/

https://www.bimbrasil.eng.br/

https://hashtagbim.wordpress.com/2018/01/05/lod-o-que-e-isso/



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IHM E CLP