
Uso obrigatório do BIM
Fala pessoal, tudo bem?
Hoje no blog da Tera iremos abordar um tema bastante interessante e quem tem crescido muito no mercado de engenharia no nosso país e no mundo, a metodologia BIM.
Mas afinal, você sabe o que é o BIM?
O Bulding Information Management, em português Modelagem de Informações da Construção, ou simplesmente BIM é uma metodologia de elaboração de projetos desde a concepção inicial da construção até sua entrega final.
O BIM, como o próprio nome diz, é a modelagem da informação durante um projeto, criando o que chama-se de modelo, o qual é uma visualização em 3D do projeto, trazendo muito mais detalhes e informações, como posição de objetos, altura, onde certos equipamentos devem ser instalados, etc.
Uma confusão bastante comum é achar que o BIM é um software, quando na realidade ele é uma metodologia que para ser desenvolvida é assistida por softwares como o Autodesk Revit, por exemplo.
Outro erro bem comum é confundir o BIM com o 3D. Apesar dessa metodologia gerar um modelo tridimensional, ele vai muito além disso, incrementando as informações que fazem desse método uma ferramenta tão poderosa.
O que esses softwares fazem é desenvolver o projeto e ao mesmo tempo permitem que informações sejam inseridas, como os exemplos citados anteriormente.
Uma grande vantagem do BIM é a compatibilização de projetos, que nada mais é do que unir vários projetos complementares de uma construção (elétrico, sanitário, estrutural, etc) em um único modelo para verificar a existências de clashes, que são inconsistências e/ou divergências ocasionadas pelo cruzamento de algum desses projetos, ou seja, em algum ponto alguma parte desses projetos estão se encontrando e isso não pode ocorre. Um exemplo bem claro disso, é por exemplo, parte de alguma fiação atravessando um cano de água, e como bem sabemos água e eletricidade JAMAIS DEVEM SE MISTURAR.
Dentro das partes que compõem essa metodologia, vamos citar duas: o LOD e dimensões do BIM.
O LOD (Level of Development – Nível de desenvolvimento do modelo), como o próprio nome diz, essa parte diz em qual fase o projeto está. Pode variar entre:
LOD 100: representação geométrica do objeto, sem informações e com baixa precisão;
LOD 200: forma geométrica mais próxima da realidade, mas ainda com certa imprecisão;
LOD 300: a representação geométrica dos elementos é igual a realidade;
LOD 400: nessa etapa são descritos os detalhes de execução;
FONTE: Caderno de Apresentação de Projetos em BIM de Santa Catarina
As dimensões do BIM por sua vez se dividem em:
3D: Forma: Desenvolvimento do modelo do projeto;
4D: Cronograma: Vinculação do cronograma de obra com o modelo criado
para verificar possíveis problemas;
5D: Custo: Com as informações anteriores é desenvolvimento o orçamento;
6D: Sustentabilidade: Analisar a eficiência da construção e quais pontos podem ser melhorados;
7D: Manutenção e Operação: Gerar planos de manutenção após a entrega da obra, tendo assim um controle de toda a vida útil da construção.
O BIM está sendo amplamente implementado nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, sendo obrigatório a partir de 2021 para empresas desse ramo. Apesar disso, algumas empresas de outros ramos da Engenharia, como a Elétrica, já vem implementando a metodologia no seu dia a dia.
Esse foi nosso texto, contendo uma introdução básica do que é a metodologia BIM, pois se fossemos falar sobre tudo que o BIM envolve ficaríamos horas debatendo aqui e ainda haveria mais coisas.
Até a próxima!
Referências:
https://www.inbec.com.br/blog/uso-bim-sera-obrigatorio-partir-2021-projetos-construcoes-brasileiras
http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/tudo-o-que-voce-precisa-saber/#ndsbim
https://www.sienge.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-bim-entenda-o-conceito-e-suas-aplicacoes/
https://thorusengenharia.com.br/blog/o-que-e-bim/
https://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/lod-trabalhando-bim-em-alto-nivel/
https://www.bimbrasil.eng.br/
https://hashtagbim.wordpress.com/2018/01/05/lod-o-que-e-isso/