Buscar

Tipos de partida de motores elétricos


A partida elétrica nada mais é do que o comando que dá início ao funcionamento de motores.

Dado que eles exercem um influente papel nas indústrias e em outros ramos, a partida de um motor elétrico, assim como outros elementos de seu funcionamento, precisa de muita atenção, pois erros em seu acionamento podem causar defeitos locais ou estruturais e será necessário ser efetuada manutenções. Além disso, problemas como gastos indesejados e diminuição da eficiência energética também fazem parte de consequências de um mau acionamento.



De forma geral, os acionamentos de motores elétricos podem ser divididos em duas categorias:


- Partida direta: este tipo de partida é aquele no qual o motor é conectado diretamente ao quadro de disjuntores que vem da rede elétrica, sem a utilização de intermediários.


- Partida indireta: este tipo de partida em motores são métodos de comandos elétricos para reduzir a corrente de partida, fazendo o motor ligar em estágios.


 Com esses dois modos em mente, cabe agora uma especificação sobre cada caso.

 

Partida Direta:

 

Entre as duas formas de partida, a direta pode ser considerada a ligação mais simples de ser feita, pois como já foi relatada, o motor é ligado diretamente na rede elétrica e necessita apenas de dispositivos de seccionamento para o seu funcionamento, como disjuntores ou contatores.


Entre as vantagens de se aplicar uma partida direta, podemos citar:


- A partida é simples de ser implementada;

- Necessita de poucos componentes;

- Economia devido a necessidade de poucos componentes;

- Obtenção da máxima capacidade de potência, obtendo um desempenho máximo do motor logo no momento da partida.

 

Em relação as desvantagens de usar uma partida direta, destacamos:


- Alto valor da corrente elétrica no ato da partida, podendo chegar até 8 vezes o valor da corrente nominal; 

- Se faz necessário a utilização de cabos e proteção mais robustos, gerando assim custos extras;

- Pode causar sobrecarga no sistema;

- Não é recomendada para todos os tipos de motores, é apenas indicada para motores com capacidade de até 7,5/10cv de potência, no máximo.

 


Partida Indireta:

 

A partidas indireta de motor é o método utilizado com a finalidade de reduzir a alta corrente elétrica de partida gerada pela partida direta. Existem diversas formas de realizar uma partida indireta, entre as principais temos:


- Partida estrela triângulo: a partida estrela triângulo usa de artifícios eletromecânicos para fazer uma partida mais suave, o motor é ligado inicialmente na configuração estrela e depois de alcançar sua velocidade próxima a nominal, muda-se para a configuração triângulo, na qual o motor poderá atingir a sua capacidade máxima.


- Partida compensadora: a partida compensada (Chaves Compensadoras) também parte do princípio da redução de tensão, porém utilizando um autotransformador reduzindo os níveis (V) para 60 a 80% da tensão nominal de trabalho.


- Partidas eletrônicas: esse tipo de partida utiliza componentes eletrônicos que intermediam o processo de acionamento do motor, assim, eles agem no controle do acionamento e velocidade do motor.


Dentro desta categoria, existem opções de componentes a serem utilizados, variando de acordo com cada necessidade, entre ele:


- Partidas eletrônicas Suaves (Soft Starter)


- Partidas eletrônicas com controle de torque e velocidade (conversores/inversores)


  A vantagens de se aplicar uma partida indireta reside no fato de ser um método que reduz a corrente de partida, entretanto, como desvantagem, haverá uma redução do torque do motor consequentemente.


  Agora que temos um breve resumo sobre os principais tipos de acionamento de motores elétricos, assim como suas vantagens e desvantagens, cabe agora escolher a melhor opção que se adequa as necessidades requeridas. Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre qual o acionamento que traria melhor desempenho para o seu motor e menores riscos de danos estruturais ou gastos extras com o consumo elevado de energia?


Entre em contato conosco, nós da TERA engenharia temos a solução ideal para o seu negócio!

 

 


 

Referências:

https://www.saladaeletrica.com.br/partida-estrela-triangulo/

https://www.mundodaeletrica.com.br/partida-direta-para-motores-o-que-e-e-qual-sua-aplicacao/

https://www.saladaeletrica.com.br/partida-direta-de-motor-trifasico/

https://www.mceig.com.br/partida-direta-de-motor/

https://athoselectronics.com/partida-direta-indireta-motores/

https://www.mundodaeletrica.com.br/fechamento-estrela-triangulo-definicao-aplicacao/

https://www.saladaeletrica.com.br/partida-indireta-motores/

http://www.reymaster.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-partidas-eletricas-e-as-vantagens-de-cada-uma

41 visualizações0 comentário