top of page
Buscar

Tecnologia e Sustentabilidade: Tratores elétricos e agricultura sustentável


A relação ser humano e natureza sempre foram assiduamente conectadas, devido ao homem pertencer a um ecossistema e depender dele para sobreviver. Dessa forma, a evolução humana impactou fortemente o desenvolvimento do planeta Terra, principalmente quando relacionado a agricultura e ao estilo de vida sedentário, levando ao surgimento de cidades e fundação das indústrias posteriormente. Nesse sentido, a sociedade foi evoluindo durante o passar das décadas, fazendo com que fosse necessário reconsiderar esses vínculos antigos, trazendo em voga atualmente a questão sobre agricultura sustentável.



É fato que a agricultura tradicional e agricultura sustentável possuem uma relação conflituosa, pois ambos os conceitos nem sempre têm os mesmos princípios. Dessa maneira, um denominador comum pode ser fator para contribuir com o caminhar conjunto de tais questões. Assim, a tecnologia vem sendo o meio facilitador para transformar a agricultura tradicional em um mundo ainda mais verde, considerando as ideias atuais de sustentabilidade.



Desse modo, a tecnologia verde combina agricultura, lucratividade, sustentabilidade e eficiência, podendo ser citado como uma das criações relevantes: os tratores elétricos. No contexto passado a tração elétrica não é considerada novidade, sendo o primeiro trator elétrico criado em 1952 na Inglaterra, porém não implantado na época devido a ascensão dominante da indústria do petróleo.



Nos projetos desenvolvidos atualmente, o uso do diesel é eliminado a fim de diminuir a emissão de dióxido de carbono, sendo utilizado baterias de longa duração recarregáveis. A empresa John Deere no seu projeto "SESAME 2 - Sustainable Energy Supply for Agricultural Machinery 2" combina tecnologias antigas e inovações, essa máquina possui módulo de energia de 1000 kWh podendo trabalhar um dia inteiro com somente uma carga.



Modelo: MK-V smart- Monarch Tractor



Ademais, outros projetos ainda mais recentes como o MK-V smart da Monarch Tractor, empresa de tratores elétricos inteligentes, é movido a IA e utiliza a plataforma Jetson edge AI da NVIDIA e executa tarefas agrícolas sem a presença de um condutor. De acordo com a NVIDIA, a tecnologia permite que os dados podem ser usados para ajustes em tempo real, estimativas de rendimento de longo prazo, estágios de crescimento atuais e outras métricas relacionadas a saúde de plantas e culturas.



As tecnologias ligadas a automação e agricultura, permite nos dias atuais criar equipamentos únicos e de grande impacto no controle e redução de tecnologias não sustentáveis para o meio ambiente. Assim, no caso dos tratores elétricos a transformação da indústria automobilística permite com que maquinários agrícolas sejam desenvolvidos, contribuindo com a ideia da agricultura sustentável e pensando na autonomia das máquinas, aumento da produção e lucratividade.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page