Buscar
  • TERA Engenharia

A participação dos sensores na automatização dos processos

A automatização dos processos os torna mais eficaz, mais econômico, aumenta a produtividade e reduz o tempo. O que gera um poder facilitador, fazendo com que o trabalho tenha mais eficiência e regulamentação. Trazendo consigo utilidades que podem impulsionar a sua empresa, reduzir custos em sua casa e aumentar a produtividade em sua indústria. Uma das maiores vantagens é o monitoramento remoto, trazendo a possibilidade de acompanhar processos a distância, até mesmo pelo seu smartphone. A automatização de processos demonstra atualmente grande importância e desempenho, causando grandes benefícios. 



Você entende qual é a participação dos sensores na automatização de processos?



Os sensores têm uma grande participação na automatização de processos, ao longo do tempo esse papel executado vem se ampliando, pois possuem diversas funções e aplicabilidades, entre elas:


  1. Sensores na automatização residencial: São capazes de medir a umidade de uma horta, verificando assim a necessidade da irrigação. Podem ser utilizados na detecção de movimento, como por exemplo: ligando ou desligando luzes e abrindo portas etc.

  2. Sensores na automatização industrial: São utilizados para medir pressão, monitorar atividades, detectar presença de um objeto metálico ou não metálico, monitorar mudanças na qualidade do ar, identificar defeitos em peças, detectar a presença de gases, determinar o nível ou a quantidade de fluídos etc.


Quais são as vantagens ao utilizar sensores?


Os sensores são, de modo geral, caracterizados como indutivos, ultrassônicos, fotoelétricos, capacitivos etc. Cada uma dessas categorias de sensores possui outras subcategorias, com diferentes aplicações e benefícios.

Uma das vantagens é ser uma ótima forma de segurança, como por exemplo: caso o sensor de movimento detecte presença em sua casa ou empresa, quando na verdade não deveria ter ninguém, ele pode enviar um aviso para o seu celular, avisando tal irregularidade.

Sensores de presença podem acender luzes ou desligá-las quando não notam mais movimento em um local, o que acarreta numa diminuição nos gastos com energia elétrica.



E como a Tera Engenharia pode te auxiliar?


Após a realização de uma análise dos processos de sua casa, empresa ou indústria, a Tera Engenharia lhe entrega quais destes podem ou devem ser automatizados e os respectivos ganhos de performance ou economia. Sendo uma empresa júnior que se situa no ambiente universitário, oferecendo em sua carta de serviços projetos personalizados que desenvolvem inovações tecnológicas, adequados para a necessidade de cada cliente, entre eles projetos de automação industrial e automação residencial.


Referências:

https://blog.gs1br.org/o-que-e-automatizacao-de-processos/#:~:text=A%20automatiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20processos%20tem,atua%C3%A7%C3%A3o%20autom%C3%A1tica%2C%20padronizada%20e%20eficiente.

https://ocanova.com.br/blogs/noticias/sensores-inteligentes-para-que-servem

https://v2com.com/2020/07/02/iot-sensores-inteligentes/





54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo