Buscar

Sensores Inteligentes

Sensores são muito importantes para área da indústria e vida cotidiana, eles nos ajudam a utilizar portas automáticas e medir a pressão em um pneu. Os sensores também estão presentes em nossos computadores e celulares. Sem eles não haveria medição de pressão e temperatura facilitada, que é necessário para o controle de máquinas industriais. Sendo assim, será apresentado alguns tipos de sensores inteligentes que são usados na indústria e no dia a dia.


SENSORES DE PROXIMIDADE


Existem muitos tipos de sensores de proximidade no mercado, dentre eles o sensor ultrassom, no qual consiste em obter distância de objetos a partir do tempo de reflexão das ondas sonoras. Outro tipo é o sensor de proximidade óptico, no qual consistem em um dispositivo transmissor e receptor, quando o objeto passa entre eles, o sensor liga e efetua o seu comando pré-programado a partir de seus dados internos.

Existe também os sensores de proximidade indutivo e capacitivo, que utilizam seus princípios da eletrônica, no qual o capacitivo lê materiais dielétricos, e o indutivo funciona a partir de histerese (corrente parasita). Assim, quando ocorre uma oscilação significante de sinal ou quando há uma alteração no fluxo magnético, o sensor muda do seu estado desligado para o seu estado ligado ou vice-versa.


Os sensores que foram citados podem ser usados em entradas de estabelecimentos para uso dos clientes, igualmente para o uso no controle de estoques de uma fábrica. Eles são comuns no processamento de construção de produtos na indústria. Vários desses sensores possuem comunicação wireless, para que haja sincronismo de dados de forma remota sem a necessidade de fios para comunicação.



SENSORES DE NÍVEL


Sensores que são utilizados em tanques de fluidos para que seja medido a vazão. Análogo ao sensor de proximidade, o sensor capacitivo e ultrassônico tem suas placas capacitivas instaladas na parede do tanque.

Normalmente esse tipo é conectado a um controlador que utiliza os dados emitidos pelos sensores e verificam se eles condizem com o que é esperado pela operação em vigor, em seguida são gravados e enviados para um banco de dados, cuja função é guardar informações para servir como base de referência para uma nova operação futura. Caso haja algum defeito, os dados serão enviados ao sistema e, de acordo com a análise de dados que foi extraída, o defeito pode ser resolvido somente com as informações coletadas no passado. Assim, é indispensável a ajuda das ferramentas de análise de dados para o controle dos processos internos de uma indústria, principalmente aqueles atrelados aos sensores que farão a leitura do ambiente estudado.


TERA NA AUTOMAÇÃO

Nossa equipe da Tera engenharia já esteve envolvida em projetos de automação que tiveram o uso exclusivo de sensores inteligentes. Quer saber mais sobre nosso time? De uma olhada nossos serviços!

https://www.teraengenharia.org.br/servicos


REFERÊNCIAS


Bhuyan, Manabendra. Instrumentação Inteligente - Princípios e Aplicações. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2013.

https://v2com.com/2022/04/22/iot-sensores-inteligentes/

https://www.embarcados.com.br/fusao-de-sensores-sensores-inteligentes/



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo