Buscar
  • TERA Engenharia

Projeto luminotécnico, entenda o que é e quais os benefícios de um projeto bem dimensionado

Um projeto luminotécnico é desenvolvido a partir da análise da função de cada ambiente e da quantidade de luz necessária para o local. Observar as funções exercidas nos espaços é fundamental para que o projeto seja eficaz.


Projeto luminotécnico industrial


Nos projetos de iluminação industrial, diversos tópicos podem ser considerados no intuito de proporcionar custos operacionais mais baixos do ponto de vista energético. É possível encontrar oportunidade de economia na escolha do conjunto lâmpadas e luminárias, na definição de sua altura de fixação, na automatização dos comandos (sensores de presença, temporizadores e sensores de iluminação), na distribuição dos circuitos elétricos, no aproveitamento da iluminação natural e na localização dos interruptores para atender às necessidades de iluminação do local e de seus usuários.


Para definir o nível de luz necessário no ambiente, é primordial consultar a norma brasileira ABNT NBR 5413 – Iluminância de interiores que define a quantidade de lux necessária para diversos locais. Considerando que a percepção de uma boa iluminação pode ser algo subjetivo, é essencial que as recomendações que constam na norma sejam atendidas.


É importante perceber que grandes oportunidades de conservação de energia na iluminação estão na fase do projeto, e demandam uma análise cuidadosa e criteriosa para que a melhor alternativa seja selecionada. Um projeto energeticamente mal realizado depois de instalado requer novos investimentos e nem sempre é possível aproveitar o que já foi instalado.


Além disso, uma iluminação industrial eficaz melhora o ambiente de trabalho, contribui para a segurança dos funcionários, proporciona um aumento na produtividade, reduz custos operacionais e, principalmente, contribui para a preservação do meio ambiente.


Projeto luminotécnico residencial


Partindo de um mesmo ponto inicial, para a realização de um projeto luminotécnico residencial também é necessário entender a função de cada cômodo. A economia no projeto é muito importante. Uma iluminação eficiente consegue distribuir a quantidade de luz necessária para cada ambiente, evitando desperdícios, locais mal iluminados ou extremamente iluminados e sempre aproveitando ao máximo o uso da iluminação natural, fazendo com que o seu projeto se torne também mais sustentável.


Projeto luminotécnico comercial


Cada vez mais vem se investindo em iluminação no âmbito comercial. É seguro afirmar que por meio de um projeto luminotécnico comercial bem realizado, é possível destacar e tornar o objeto de consumo mais desejável, demarcar lugares específicos no ambiente e tornar o momento de compras extremamente prazeroso, o que influencia na duração da compra e na fidelização do consumidor. Portanto, a iluminação deve ser utilizada não apenas para o exercício das atividades, mas também, como coadjuvante da estratégia de vendas.




38 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo