Buscar

Projeto Fotovoltaico Off-Grid: Concluído com sucesso!

Situação do Cliente


O cliente estava construindo uma chácara em um condomínio afastado da cidade sem acesso a rede elétrica, portanto ficaria sem energia.

Solução Proposta


A Tera Engenharia então fez uma proposta de um projeto fotovoltaico off-grid, sendo esse capaz de gerar energia e armazena-la para que o cliente não ficasse dependente da futura instalação da rede elétrica. E mesmo depois que for instalada a rede elétrica, o projeto não se tornará inútil, pois gerará energia e trará descontos para o cliente.


Vantagens concedidas ao Cliente


As vantagens do projeto para o cliente serão imensuráveis, possuindo energia solar pagará uma conta de energia inferior, quando sua casa for conectada na rede e enquanto não for essa energia manterá a casa funcionando sem problemas.

Depoimento dos gestores


Giuseppe


O projeto acabou sendo um grande desafio por ser o primeiro projeto off grid, apesar de ter sido muito bom desenvolver esse projeto. Apesar dos problemas que tivemos em conseguir peças e contato com fornecedores que executassem especificamente o serviço "off-grid" pudemos aprender muito com vários desafios que precisamos enfrentar e estaremos mais bem preparados para outros projetos no futuro. Tomar esses riscos e aprender com cada coisa que fazemos é um diferencial da empresa júnior e torna toda a experiência mais gratificante.



Heros

Desde as primeiras semanas, que pegamos o prazo de 25 dias úteis, a gestão de tempo doeu muito no organização, passei um bom tempo pecando nisso, mas ainda tentando entender se era possível reorganizar os grupos presentes e separar o time em atividades que fossem fugir minimamente dos saberes que já tínhamos consolidado dentro do grupo e foi bem aí, na primeira semana que já estava bem claro a dificuldade em alinhar nossa expectativa de dimensionamento, com a expectativa de uso pelo cliente e com aquilo que é fornecido no mercado.

Foi um momento pra se buscar o maior nível possível de fornecedores (foi bem penoso pra dupla que estava nisso), e ao mesmo passo de conciliar com o Cliente as modificações que tínhamos de implementar pra que o projeto andasse novamente.

As outras duplas também vinham estudando e propondo soluções em conjunto durante esse tempo. Uma coisa muito boa de ver, os times formados pelo pessoal da Tera se emprestando pra entender melhor o problema e  agilizar as soluções que estávamos tentando propor.

Acho que um ponto legal foi levar o projeto para o engenheiro e poder confirmar que as coisas estavam no rumo certo com ele, antes de entrar nos pormenores depois estava até gratificante. Infelizmente não tivemos contato com professores. Na minha visão seria algo que beneficiaria bastante o que estamos desenvolvendo se tivesse rolado, mas a questão de tempo pesou bastante nisso.

Esse jogo de tempo disponível é justamente o que tornou o projeto desgastante após um tempo, novamente o progresso começou a ficar mínimo quando começaram a empacar nos detalhes ( até pela natureza de tentarmos uma solução única). Então conforme apertou no tempo sentimos pra sentir a motivação caindo.


" Em resumo estar como gerente do projeto foi bem mais impactante e desafiador do que eu imaginava.  Quando o problema é algo  palpável as coisas parecem virar uma bola de neve muito mais rápido do que deveriam. Ainda assim a experiência de finalizar a execução, ainda que esteja incompleta no caso, é bem impactante pra como você se vê como gestor. Confesso que desejava muito que o projeto corresse lisinho e conforme os cronogramas meio idealizados que surgem na minha cabeça, mas ter encarado esses complicadores foi uma lição, já que eles mostraram que não existe um caminho modelo a ser trilhado, mas sim um conjunto de práticas pra serem valorizadas durante a a atividade de gestão. "


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo