Buscar

Projeto Elétrico


A importância de um Projeto Elétrico corretamente executado para uma instalação elétrica.


O projeto elétrico deve estar presente em todas as instalações elétricas, sendo em instalações novas, em reformas ou adaptações, para garantir seu correto funcionamento, evitando gastos, garantido a segurança dos equipamentos e dispositivos e o mais importante, gerando segurança para aqueles que o usam. Agora vamos entender um pouco mais o que é um projeto elétrico e seus principais aspectos.


O projeto elétrico incide em definir todos os aspectos que tem relação com as instalações elétricas, estabelecendo os materiais necessários em especificação e quantidade, e a forma como fazer a conexão elétrica desses materiais, sendo esses que compõem os circuitos de iluminação, tomadas, ar condicionado, entre outros. O projeto elétrico contém informações, por exemplo, do valor de corrente dos disjuntores, da seção nominal dos cabos utilizados especificação de tensão elétrica e corrente do dispositivo de proteção contra surtos (DPS), especificação do dispositivo diferencial residual (DR), etc. Também prevê a carga que será utilizada na instalação, assim faz a divisão em circuitos de tomadas de iluminação e de uso geral e a definição dos pontos de tomadas de uso específico. Além de, prever espaços para possíveis expansões da instalação.


Para assegurar que todas as informações existentes no projeto elétrico estejam corretas, deve-se garantir que todas as diretrizes e recomendações da norma NBR-5410 – Instalações elétricas de baixa tensão (que rege os circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada) dentre outras normas brasileiras que especificam os equipamentos elétricos.


Comumente, principalmente em instalações de pequeno porte, como residências e comércios pequenos, o projeto elétrico é subestimado e omitido. O que pode se tornar um prejuízo e dor de cabeça de curto a longo prazo. A incorreta instalação, feita sem um projeto, acarreta no uso desnecessário de materiais, muitas vezes sobredimensionados e comprados em maior quantidade, pois não existe uma quantidade correta indicada. Posteriormente, o gasto devido alguma falha na rede elétrica, como curto-circuito, pico de tensão, aquecimento de condutores, dentre outros possíveis problemas, é muito grande, uma vez que, acarreta a substituição dos equipamentos danificados e infelizmente, em alguns casos, podem até gerar perdas maiores como incêndios e explosões que podem se propagar para a edificação.


Além da economia gerada através de um projeto elétrico, quando se atesta que todas as suas instalações estão seguindo as normas brasileiras, garante-se também que a segurança das pessoas se faz presente na instalação, evitando assim perdas e danos irreparáveis que podem ser causados por uma instalação incorreta, pois somente no ano de 2018 foram registrados 1.424 acidentes, de origem elétrica, além de 622 mortes no Brasil que ocorrem em sua maior parte por instalações elétricas mal feitas.


Quando analisamos o projeto elétrico, concluímos que é de extrema importância para todas as obras que serão executadas em instalações elétricas, resultando em segurança, correta performance dos materiais e equipamentos elétricos e economia.


Fontes: https://abracopel.org/blog/abracopel/2019-estatisticas-aumentando/


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo