Buscar

Para que servem os dispositivos de proteção e por quê devo comprar para minha residência?


Atualmente no mercado, existem diversos modelos e dispositivos disponíveis para compra, o que muitas vezes pode gerar confusões e te fazer questionar se realmente é necessário gastar dinheiro com todos estes dispositivos.

Para te ajudar a entender o porquê de ter estes gastos a mais e a importância dele para sua segurança e da sua residência, separamos os principais dispositivos de proteção e as suas funções.


Disjuntor Termomagnético


O mais comum deles, o disjuntor termomagnético tem como função proteger as instalações elétricas contra danos relacionados a sobrecarga e curtos-circuitos. Ele funciona monitorando o sistema elétrico para que caso uma corrente elétrica fique acima do valor dimensionado do circuito, ou caso ocorra um aumento instantâneo da corrente elétrica, seja imediatamente interrompida a circulação de energia elétrica.


Protetor de surto ou sobretensões (DPS)


O Protetor de surto ou sobretensões, mais conhecido como DPS, serve para proteger equipamentos elétricos de descarga elétricas, muito comuns em nosso país. Existem 3 classes de DPS, porém seu funcionamento é o mesmo, desviando a corrente elétrica proveniente do surto elétrico para um aterramento interno. A diferença entre suas classes se deve a sua função e onde vão ser instalados:


Classe 1: são utilizados na proteção contra cargas diretas, por exemplo descargas atmosféricas diretas. São instalados no ponto de entrada da instalação e sua instalação é recomendada em locais com alta exposição de descargas atmosféricas ou que sejam dotados de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).


Classe 2: já os DPS’s de classe 2 são utilizados na proteção contra cargas indiretas, por exemplo descargas elétricas que caem próximo a edificação ou em linhas de transmissão de energia e dados. São instalados no quadro de distribuição e são recomendados em residências ou pequenos imóveis comerciais.


Classe 3: por fim, os DPS’s de classe 3 são utilizados como complemento de proteção ou em locais com baixa exposição. São utilizados perto do equipamento protegido e são recomendados para proteção de equipamentos sensíveis.

Em geral o uso dos DPS’s não são obrigatórios por norma, porém, principalmente os de classe 2 são recomendados em sua residência, pelos motivos citados acima.


Dispositivo Diferencial Residual (DR)


Geralmente deixado de lado, mas com uma função muito importante, o Diferencial Residual, mais conhecido como DR, tem seu uso destinado a proteção de pessoas contra choques elétricos e também possui a função de evitar incêndios.

Este dispositivo detecta pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, interrompendo imediatamente a circulação de energia. Estas pequenas fugas acontecem por diversas razões, por exemplo, um fio desencapado, uso de equipamentos elétricos em áreas molhadas, ou quando uma criança enfia um brinquedo em uma tomada, por isso, para evitar que algo mais grave ocorra nesses casos é necessário a utilização dos DR’s.


E como a Tera Engenharia pode te auxiliar?


Agora que você já entendeu a importância de se ter instalações destes dispositivos de proteção, é necessário fazer o dimensionamento correto dele para sua residência. Para isso, a Tera Engenharia ao lhe entregar um projeto elétrico, já dimensiona todos os dispositivos de proteção, garantindo a sua segurança e a da sua residência. Sendo uma empresa júnior, o preço cobrado por um projeto é bem abaixo do mercado sênior, além de contribuir para a formação de futuros engenheiros.



Referências

https://www.foxlux.com.br/blog/foxlux-2/funcoes-e-caracteristicas-do-disjuntor-termomagnetico/

https://www.cursonr10.com/%E2%9E%A1%EF%B8%8F-essa-pequena-peca-e-capaz-de-evitar-ate-um-apagao-%E2%9A%A1%EF%B8%8F/#:~:text=O%20DPS%20classe%20II%20%C3%A9,utilizado%20pr%C3%B3ximo%20ao%20equipamento%20protegido.

https://www.mundodaeletrica.com.br/dps-o-que-e-quais-as-classes-e-como-instalar/

https://www.weg.net/tomadas/blog/arquitetura/voce-saber-o-que-e-um-dispositivo-diferencial-residual/



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo