Buscar

Monofásico, Bifásico e Trifásico, diferenças e aplicações

Possivelmente você já deve ter escutado sobre sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos, mas você sabe quais são as suas diferenças e qual deles é o melhor para sua instalação?

A principal diferença entre esses sistemas se dá pela quantidade de cabos energizados que alimentarão o sistema elétrico do local abastecido pela rede, impactando diretamente na tensão e potência máxima da rede.


Sistema Monofásico


O sistema monofásico é composto por dois condutores, um neutro e uma fase, sua tensão pode ser de 127V ou 220V dependendo da concessionária que distribuirá a energia elétrica. Seu uso geralmente ocorre em residências de baixo consumo de energia.


Sistema Bifásico


O sistema bifásico é composto por três condutores, um neutro e duas fases, a tensão fornecida é de 127V e 220V ou 220V e 380V, dependendo da concessionária de energia do local. Seu uso ocorre principalmente em zonas rurais, onde não se tem um uso tão grande de equipamentos elétricos como em zonas urbanas.


Sistema Trifásico


O sistema trifásico é composto por quatro condutores, um neutro e três fases, a tensão fornecida pode ser de 127V e 220V ou de 220V e 380V dependendo da concessionária que distribuirá a energia elétrica. Seu uso geralmente ocorre em zonas urbanas, dentro de residências com alta demanda de energia, condomínios, indústrias e comércios.


Qual tipo de sistema alimentará meu empreendimento?


Para ser definido qual será o sistema que irá alimentar o local, deve-se realizar o projeto elétrico e neste fazer a previsão da potência total do empreendimento e após consultar as normas da concessionária local para ser definido qual será o sistema.


Como a Tera Engenharia pode te auxiliar nessa escolha?


Ao realizar um projeto elétrico a Tera sempre verifica as necessidades de seus clientes, para que o dimensionamento de toda a rede seja o mais adequado a realidade e não ocorra gastos desnecessários. Além disso, todo o projeto segue as normas técnicas (NBRs e normas da concessionária) e sendo uma empresa júnior é cobrado um preço abaixo do mercado sênior.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo