Buscar
  • TERA Engenharia

Iluminando a UTFPR


Situação da Universidade


A Tera Engenharia foi informada que a sede Central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná havia recebido uma licitação da Concessionária Copel, solicitando com urgência a troca das lâmpadas em todos os blocos da sede por lâmpadas LED.


Solução Proposta


A Tera iniciou então um Projeto de Eficiência Energética para a Universidade, no qual ficou responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra. Para isso foi feito o levantamento das lâmpadas de todas as salas que precisavam ser trocadas, monitorou-se os funcionários da empresa executora e verificou-se a forma como estavam sendo manejadas as lâmpadas, pois muitas quebraram e precisaram ser respostas durante o processo.


Contribuições deixadas a Instituição


Com o Projeto, a Tera contribui para a redução dos gastos da Instituição de Ensino a longo prazo, uma vez que as lâmpadas LED são mais econômicas, e a curto prazo, visto que o preço da Empresa Júnior é inferior ao de empresas sêniores. Ademais, o time Tera auxiliou a UTFPR a concretizar um de seus propósitos como Universidade Pública à sociedade: utilizar a tecnologia para promover o bem estar da natureza, visto que as lâmpadas LED são muito mais sustentáveis e ecológicas quando comparadas às convencionais.


7 visualizações0 comentário