Buscar

IHM E CLP

CLP (PLC em inglês) ou controlador lógico programável é basicamente um computador a nível industriai, responsável por automatizar maquinas e processos. Este equipamento é sem dúvida um dos maiores responsáveis pela era da automação nas indústrias.

Antes o controle da maioria dos processos e acionamento de atuadores por exemplo, era feito através de botoeiras e leds em enormes painéis elétricos, com a chegada do CLP essas botoeiras puderam ser substituídas por um equipamento capaz de receber, processar e enviar sinais de comando, e o melhor de tudo é que este equipamento é programável, ou seja, mudar ou ajustar algo no processo se tornou muito mais simples, com a maior parte sendo feita apenas com uma mudança no programa. Mas ai você se pergunta: então todas as pessoas que forem operar o maquinário devem saber programar? A resposta é não, e o que torna isso possível são as IHM’s.



https://lgautomacao.com.br/servicos/ihm-interacao-homem-maquina/


IHM ou interface humano maquina, como o próprio nome já diz, é um dispositivo que faz a interface entre a máquina e o operador, ela tem o objetivo de trazer os dados de operação do controlador de uma maneira mais simplificada e visual para o operador, sem a IHM a pessoa que fosse operar a máquina teria que interagir com o banco de dados e saber como programar para conseguir executar algum comando, com ela qualquer operador pode executar funções sem dificuldades, já que se trata basicamente de uma tela touch que exibe informações de uma maneira muito mais amigável,  um exemplo são as telas de caixas eletrônicos onde os comandos são exibidos na forma de botões e ícones    .



Fontes:

https://engprocess.com.br/o-que-e-ihm/

https://www.mundodaeletrica.com.br/ihm-o-que-e-para-que-serve/

https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-clp-para-que-serve/




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo