Buscar
  • TERA Engenharia

O conceito de edifícios sustentáveis e a certificação LEED

Eficiência energética, uso racional da água e reutilização de materiais. Estas são algumas das características dos chamados green buildings - prédios verdes - , que estão mudando gradativamente o processo de planejamento e construção de edifícios. O método vem cada vez mais sendo visto como uma necessidade, e não mais como uma tendência, pois reduz drasticamente o acúmulo de resíduos e evita o desperdício de recursos.


Para serem considerados sustentáveis, os green buildings precisam seguir uma série de parâmetros e receber certificações que atestem sua eficiência na gestão de impacto ambiental. Para isso, não se relaciona apenas à produção de energia renovável ou uma construção com terraço verde, mas também requisitos que controlem significativamente o consumo de energia, água, carbono e resíduos. Construções que sejam planejadas para a sustentabilidade desde sua edificação.


Empresas que atuam no ramo de construções sustentáveis afirmam que a tendência dos empreendimentos nos próximos anos é o consumo autossuficiente, edifícios que geram e se responsabilizam por tudo aquilo que consomem: energia, água, resíduos e carbono. Autossuficiência vai além de simplesmente instalar painéis fotovoltaicos, é ter uma altíssima eficiência energética para reduzir o consumo, somado à própria geração de energia renovável com o que for necessário.


Certificação LEED


A certificação LEED – Leadership in energy and environmental desing –, criada em 1993 pelo United States green Building Council ou USGBC, é a certificação de maior abrangência mundial de edifícios sustentáveis, concedida pela instituição norte-americana Green Building Council (GBC). No Brasil, são mais de 1.450 projetos registrados, avaliados segundo um ranking de pontuações de acordo com os requisitos apresentados pela organização. Estes números colocam o Brasil na 4ª posição do ranking mundial de construções certificadas LEED, atrás apenas de EUA – disparados com 68.600 registros e 33.316 certificações –, China – 3.743 registros e 1.518 certificados – e Índia – 1.776 projetos registrados e 691 certificados.


O LEED segue crescendo em diversas tipologias de edificações, tornando o setor construtivo cada vez mais sustentável, independente da sua atividade. Em 2018, os edifícios comerciais de alto padrão continuaram liderando os certificados, tanto em números de registros quanto em certificados.


Esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento. Os Projetos que buscam a certificação LEED serão analisados por 8 dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que a medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum.


Quer garantir a sustentabilidade da sua residência ou empresa? Entre em contato com a TERA Engenharia!



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo