Buscar
  • TERA Engenharia

Digital Twins

Levando em conta o atual cenário de evolução tecnológica, a otimização de produtos e processos considerados importantes fatores como eficiência energética e impacto ambiental, tanto a criação e desenvolvimento quanto a utilização de um novo produto precisa ocorrer de maneira rápida, eficiente e utilizando menos recursos econômicos/naturais. Unindo essa necessidade com alguns conceitos da IoT, já apresentados anteriormente no blog, o Digital Twin (ou Gêmeo Digital, em português) torna-se uma ferramenta muito poderosa desde o desenvolvimento de um produto até o acompanhamento de sua utilização de maneira mais eficiente e reduzindo perdas.


Primeiramente, é necessário entender o que é um Digital Twin para compreender melhor as vantagens obtidas na sua aplicação. O Gêmeo Digital visa simular o funcionamento de determinado produto ou processo, de maneira completamente fiel à realidade. Isso é realizado por meio de softwares de simulação, antes do produto/processo ser implementado (em fase de projeto) e após sua implementação, reunindo dados obtidos por sensores, por exemplo.


No desenvolvimento de um motor elétrico, por exemplo, é necessário otimizar a dissipação de calor do componente. Ao invés de desperdiçar recursos financeiros e insumos criando um protótipo real e realizar testes, muitas vezes encontrando erros e tendo que corrigir o projeto, resultando em um desperdício muito alto de recursos, é possível criar um Gêmeo Digital e realizar os testes virtualmente. Isso permite a realização de ajustes de possíveis erros do projeto, antes de fabricá-lo definitivamente.


Já com o motor devidamente testado e produzido, o Digital Twin se torna vantajoso aumentando a vida útil do motor e melhorando seu desempenho, uma vez que com a obtenção de dados em tempo real, pode-se perceber desgastes e/ou erros de funcionamento que estão prestes a acontecer. Isso torna a manutenção muito mais rápida e eficiente, resultando em menos tempo de máquina parada e consequentemente menos recursos desperdiçados. Além disso, é possível observar possíveis melhorias no processo, analisando de maneira mais ampla os dados obtidos por meio do Gêmeo Digital.


O uso dessa ferramenta ainda está em processo inicial, mas certamente será cada vez mais difundido e utilizado, com o crescimento constante de empresas aderindo aos conceitos da Indústria 4.0. Sua implementação é vista com bons olhos, principalmente pela economia financeira presente em todas as suas aplicações e pelo cuidado com o meio ambiente, algo de extrema importância para um desenvolvimento mais sustentável do cenário mundial.






27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo