Buscar

Dicas para evitar acidentes no inverno

Olá! Com a época mais fria do ano, é normal que tiremos do armário aquele bom e velho companheiro, o aquecedor de ambientes e também que usemos o chuveiro elétrico no modo "inverno" sua potência mais alta. Que esses equipamentos consomem muita energia, todo mundo sabe, afinal quem nunca tomou um susto na conta de luz após um mês especialmente frio?

Porém, por sua alta potência, os aquecedores e chuveiros geram uma corrente muito alta nos condutores da sua casa e, pensando nisso, a Tera engenharia separou algumas dicas para que você possa se aquecer sem que a sua instalação fique em risco:


1 - Tente não ligar muitos aquecedores ao mesmo tempo, isso pode gerar uma corrente muito alta e derrubar o seu disjuntor. O ideal é realizar um projeto elétrico na sua casa, porém uma dica também é ligar os aquecedores por tempos limitados, e nunca simultaneamente.


2 - Não ligar o aquecedor enquanto estiver tomando banho! Na verdade, caso você tenha um projeto elétrico na sua residência, não há problema em ligar ambos os equipamentos ao mesmo tempo, entretanto, muitas instalações elétricas no Brasil são feitas sem projeto ou dimensionamento, e às vezes o circuito que alimenta o chuveiro é o mesmo que alimenta as tomadas, assim, a corrente desse circuito será muito grande, derrubará o disjuntor e pode causar um incêndio.


3 - Não usar o aquecedor em ambientes muito grandes, isso pode fazer com que o aquecedor não gere calor o suficiente para aquecer o ambiente, e dessa forma, ele permanecerá ligado. Além de não conseguir deixar o ambiente na temperatura desejada, ainda irá consumir muita energia e aumentar sua conta de luz.


4- Normalmente, se pensaria que quando está calor os cabos esquentam mais, resultando na queda dos disjuntores, entretanto, como a corrente também age como agente de calor, e quando os equipamentos exigem mais corrente, por exemplo chuveiros e aquecedores, há uma maior incidência de queda de disjuntores, que normalmente ocorre durante os meses de frio.


5- Por conta do clima frio e nublado, os sistemas fotovoltaicos tendem a gerar menos energia nos meses frios, e portanto, como temos um consumo maior e uma geração menor, as contas de luz tendem a ficar mais caras.


6- Estudos indicam que uma forma de diminuir o consumo é diminuir o número de benjamins (popularmente conhecidos como T's) e extensões no edifício.


Nesse inverno, se projeta! Faça um projeto elétrico com a Tera!





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo