Buscar

Criptomoedas e Energia Verde

As criptomoedas não tem forma física, não tem legislação internacional formalizada e em um geral são um mistério para o público. Por isso a Tera Engenharia veio explicar para vocês como funciona o sistema de mineração de criptomoedas e como elas funcionam na internet!


A Mineração:


O primeiro passo é "minerar" as criptomoedas, nesse post vamos utilizar os "bitcoins" como exemplo para facilitar o entendimento. A primeira etapa consiste em "minerar" os pacotes de informação, em média a cada 10 minutos surge um novo bloco de informações, o trabalho de cada minerador é resolver um grupo de equações e entregar a prova de trabalho da resolução. Para isso ele deve utilizar as máquinas mais poderosas do mercado e testar trilhões de alternativas possíveis para a resolução do bloco. Quando resolvido, o bloco gera uma taxa de transação de U$ 2,23 e torna o responsável elegível para receber 6,25 "bitcoins" ( Atualmente R$ 1.201.141,90 ).


Tecnologia utilizada

Para conseguir resolver com a maior velocidade é necessário o melhor software do mercado. Com isso as maiores mineradoras investem milhões de dólares em diversas placas de vídeo, para que consigam resolver da forma mais rápido o possível. Também é necessário que se invista em um sistema de resfriamento, para impedir que as placas superaqueçam, esse fator que acaba por tornar o uso deste equipamento no Brasil complicado.


No Brasil:


No Brasil não existe uma legislação formal sobre as criptomoedas ainda, porém existem diversos projetos de Lei, dentre estes um se destaca o projeto de Lei 4207/2020, que planeja isentar de impostos os mineradores que utilizarem 100% de energia renovável na mineração. Outro problema do país é o clima, as altas temperaturas atrapalham o resfriamento das placas e diminuem a eficiência delas. Porém ainda existem mineradores no Brasil, desde aqueles que oferecem o seu poder computacional para um sistema de rede, que divide os lucros obtidos com todos aqueles que estão em seu sistema, até aqueles que procuram começar em suas casas com placas de vídeo.

Usando Energia renovável


A energia renovável é um tema recorrente na mineração de criptomoedas, desde a lei do Brasil de isentar de impostos os que utilizarem a energia renovável até outros países com incentivos fiscais. Nos EUA, um parque está sendo construído de painéis solares com um tamanho equivalente a 900 campos de futebol, na Islândia a mineração é movimentada por energia geotérmica e resfriada pelas baixas temperaturas do país. Esses grandes investimentos em energias renováveis tem crescido nos últimos anos e se tornado grande parte da cultura das criptomoedas, infelizmente os números absolutos ainda são pequenos, é estimado que apenas 21% dos mineradores utilizem essa forma de energia.


Na Tera Engenharia


Com a Tera Engenharia podemos calcular o melhor sistema para as suas necessidades e cripto-investimentos e ter a certeza que tudo valerá a pena.




Fontes: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/12/como-funciona-a-mineracao-de-bitcoins/?utm_source=canva&utm_medium=iframely https://www.seudinheiro.com/2021/bitcoin/papo-cripto-008-mineracao-criptomoedas/?utm_source=canva&utm_medium=iframely https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-como-funciona-a-mineracao-de-criptomoedas-e-os-efeitos-no-meio-ambiente/?utm_source=canva&utm_medium=iframely





31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo