Buscar

Choque elétrico, por que e o que sentimos, e como evitar?

O que é o choque elétrico?


O choque elétrico ocorre quando uma determinada corrente elétrica passa pelo corpo, ou seja, a passagem da corrente ocorre quando o corpo é submetido a uma diferença de potencial suficiente para romper a resistência. A resistência é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem da corrente elétrica quando essa diferença de potencial é aplicada. O choque elétrico pode decorrer do contato com um equipamento ou circuito energizado, por meio de um equipamento que armazena eletricidade e de efeitos associados a descargas atmosféricas. A corrente elétrica utiliza o corpo como condutor e a intensidade irá determinar a reação do choque, podendo variar de formigamento até óbito.



Como mostra a figura, com apenas 30 mA há risco de fibrilação cardíaca, como comparativo da grandeza desta corrente, em uma lâmpada incandescente de 60W utilizada nas residências, a corrente elétrica é de aproximadamente 472 mA quando utilizada em sistemas de 127 V.


Como prevenir?

  • Evitar colocar mais de um aparelho em uma mesma tomada.

  • Evitar usar qualquer equipamento ligado a energia elétrica próxima a ambientes molhados.

  • Utilizar protetores de tomadas quando tiver crianças.

  • Substituir os fios desencapados existentes.

  • Qualquer alteração nas instalações elétricas procure sempre um profissional capacitado para tal.

  • Mesmo em atividades simples, como trocar a lâmpada, desligue a energia elétrica do local.

O que dizem as Normas Regulamentadoras?


A norma NR-10 exige que faça um controle do risco de choque elétrico, através de medidas preventivas devidamente planejadas antes de sua implantação nas empresas que realizam intervenções em instalações elétricas.


A norma NR-18 determina que as carcaças e estruturas dos equipamentos elétricos devem ser aterradas, o que é importante para o funcionamento e para a segurança dos trabalhadores.


Acidentes acontecem e não são brincadeira, pois como vimos as consequências físicas podem ser gravíssimas. Portanto, ao tratar de instalações elétricas, é imprescindível a presença de profissionais capacitados que tomem todos os cuidados necessários. A Tera Engenharia além de realizar todos os seus projetos conforme as normas vigentes, também conta com engenheiros que supervisionam e assinam os mesmos, prevenindo assim a ocorrência dos temidos choques elétricos.


Referências

Disponível em: <http://anais.unespar.edu.br/xii_eepa/data/uploads/artigos/8-engenharia-do-trabalho/8-08.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.

NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. (2004). Disponível em: http://trabalho.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. (2006). Disponível em: http://trabalho.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

BARROS, Benjamim Ferreira de; et al. NR-10: Guia Prático de Análise e Aplicação. 1ª Edição. Ed. Érica. São Paulo, 2010


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo