
Choque elétrico, por que e o que sentimos, e como evitar?
O que é o choque elétrico?
O choque elétrico ocorre quando uma determinada corrente elétrica passa pelo corpo, ou seja, a passagem da corrente ocorre quando o corpo é submetido a uma diferença de potencial suficiente para romper a resistência. A resistência é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem da corrente elétrica quando essa diferença de potencial é aplicada. O choque elétrico pode decorrer do contato com um equipamento ou circuito energizado, por meio de um equipamento que armazena eletricidade e de efeitos associados a descargas atmosféricas. A corrente elétrica utiliza o corpo como condutor e a intensidade irá determinar a reação do choque, podendo variar de formigamento até óbito.

Como mostra a figura, com apenas 30 mA há risco de fibrilação cardíaca, como comparativo da grandeza desta corrente, em uma lâmpada incandescente de 60W utilizada nas residências, a corrente elétrica é de aproximadamente 472 mA quando utilizada em sistemas de 127 V.
Como prevenir?
Evitar colocar mais de um aparelho em uma mesma tomada.
Evitar usar qualquer equipamento ligado a energia elétrica próxima a ambientes molhados.
Utilizar protetores de tomadas quando tiver crianças.
Substituir os fios desencapados existentes.
Qualquer alteração nas instalações elétricas procure sempre um profissional capacitado para tal.
Mesmo em atividades simples, como trocar a lâmpada, desligue a energia elétrica do local.
O que dizem as Normas Regulamentadoras?
A norma NR-10 exige que faça um controle do risco de choque elétrico, através de medidas preventivas devidamente planejadas antes de sua implantação nas empresas que realizam intervenções em instalações elétricas.
A norma NR-18 determina que as carcaças e estruturas dos equipamentos elétricos devem ser aterradas, o que é importante para o funcionamento e para a segurança dos trabalhadores.
Acidentes acontecem e não são brincadeira, pois como vimos as consequências físicas podem ser gravíssimas. Portanto, ao tratar de instalações elétricas, é imprescindível a presença de profissionais capacitados que tomem todos os cuidados necessários. A Tera Engenharia além de realizar todos os seus projetos conforme as normas vigentes, também conta com engenheiros que supervisionam e assinam os mesmos, prevenindo assim a ocorrência dos temidos choques elétricos.

Referências
Disponível em: <http://anais.unespar.edu.br/xii_eepa/data/uploads/artigos/8-engenharia-do-trabalho/8-08.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.
NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. (2004). Disponível em: http://trabalho.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.
NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. (2006). Disponível em: http://trabalho.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.
BARROS, Benjamim Ferreira de; et al. NR-10: Guia Prático de Análise e Aplicação. 1ª Edição. Ed. Érica. São Paulo, 2010