Buscar

Casas Automatizadas

Hoje iremos dar continuidade para a série de textos sobre automação residencial e casas conectadas. O tema de hoje vai ter um enfoque maior em casas conectadas mostrando algumas ferramentas, os benefícios e conforto que elas trazem para você.

Quando se trata de casas conectadas há várias maneiras de fazer a comunicação entre os equipamentos, e com tantas opções vêm também uma gama de valores. No texto de hoje vamos apresentar duas soluções, uma da LG e outra da Samsung, a LG Smart ThinQ e SmartThings da Samsung.


Ambas as plataformas funcionam basicamente integrando alguns equipamentos elétricos da casa há um aplicativo baixado no seu smartphone, no qual você irá registrar os dispositivos e após isso poderá fazer o controle deles pelo próprio app. Antes de falarmos sobre os sistemas, introduziremos alguns termos.


· Inteligência Artificial: é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.


· Nuvem: é uma rede global de servidores utilizados basicamente para armazenar e gerenciar informações.


· Hub: é um equipamento utilizado para conectar dispositivos conectados à internet fazendo a transmissão de dados entre esses equipamentos.


· IoT: é o conceito de conectar qualquer device à internet e a outros devices conectados

Agora iremos falar mais especificadamente sobre cada um dos sistemas.

LG Smart ThinQ


O sistema da LG é baseado no ThinQ a Inteligência Artificial (IA) da marca. Com essa tecnologia você consegue conectar os eletrodomésticos da sua casa - desde que sejam da LG, estejam conectados à internet e tenham suporte à tecnologia ThinQ- e assistentes pessoais da Amazon e Google, em um aplicativo e a partir dele controlar os dispositivos, além de fazer o controle da SmartTV por comando de voz, proporcionado pela IA.

Outro fato muito interessante dessa tecnologia é o Machine Learning, que resumidamente, é como seus eletrodomésticos se adaptam a sua rotina e fazem o gerenciamento de suas atividades conforme isso. Por exemplo, se todo dia as 18:30h você liga o ar-condicionado na sala na temperatura de 20ºC, com o passar do tempo o ar-condicionado fará isso automaticamente sem que seja necessário você acioná-lo. Então através disso os dispositivos da sua casa vão adaptando-se a sua rotina e com o tempo vão tornando-se autônomos, não dependendo mais de uma ação do usuário para realizar as funções.

Para adicionar os equipamentos a aplicativo basta fazer o login com uma rede social ou conta LG, aceitar as permissões e na tela inicial clicar em +, selecionar o produto e seguir as orientações pra finalizar a sincronização.

SmartThings Samsung


O sistema da Samsung é baseado numa plataforma digital que permite ao consumidor fazer o controle e gerenciamento dos eletrodomésticos a partir do celular, podendo ainda adicionar um hub. Um ponto positivo para esse sistema é a compatibilidade com produtos de outras marcas. Graças a isso há uma vasta gama de produtos atendidos, desde Tvs, geladeiras, até campainhas - claro, desde que suportem a tecnologia Smarth thing-.

Para conectar, basta baixar o aplicativo Smart Thing no seu Smartphone, criar ou acessar sua conta Samsung e ler o Qr Code nos dispositivos. O app ainda permite fazer um cronograma de gerenciamento dos equipamentos, além de poder controlar e verificar remotamente o status dos dispositivos conectados.


Um exemplo das coisas possíveis de fazer com a tecnologia da Samsung, é você está vendo tv e quer saber se tem algo na geladeira, com o clique de um botão você tem uma transmissão do interior da sua geladeira na tela de sua Tv, incrível não?!.

Os exemplos citados de ambos os sistemas servem só dar uma ideia do que é possível fazer com eles.


No Brasil já temos uma casa automatizada utilizando um desses sistema, é a casa conectada inaugurada pela LG na Megaloja Ponto Frio presente em São Paulo, aonde os clientes podem ir e ter à experiência de ver como é e entender melhor uma casa conectada utilizando a tecnologia ThinQ.

As atividades realizadas pelos sistemas apresentados poderiam ser facilmente realizadas por uma central de automação. As tecnologias mostradas são uma alternativa, principalmente aos entusiastas da área de tecnologia.

Referências:

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-the-cloud/

https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-hub/

https://www.significados.com.br/inteligencia-artificial/

https://ada.vc/2018/03/19/internet-das-coisas-ou-iot-entenda-o-que-e/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/entenda-como-funciona-thinq-interface-de-inteligencia-artificial-da-lg.ghtml

https://www.lg.com/br/suporte/ajuda-produto/CT20096066-20151317011786

https://www.showmetech.com.br/lg-inaugura-casa-conectada-em-sao-paulo/

https://www.samsung.com/br/apps/smartthings/#search

https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/smart-things.html

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/samsung-aposta-em-smartthings-plataforma-digital-unificada-na-ces-2018.ghtml


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo