Buscar

Carros Elétricos e sua contribuição para a Sustentabilidade

Atualmente boa parte das frotas de veículos tem como base as fontes de energias não renováveis, utilizando carros movidos a combustão. Mas a tendência é que futuramente esse padrão mude para a tecnologia de carros elétricos que contribuem para uma energia mais limpa e com maior eficiência em comparação à anterior. Uma prova dessa tendência é o foco visto hoje em carros híbridos, no qual há a mistura entre carro movido a sistema elétrico e a combustão. Vale lembrar que carros híbridos possuem uma eficiência muito alta em relação a carros à gasolina.


Sistema do Carro Elétrico


Carros elétricos funcionam a partir de corrente elétrica e não pela queima de combustível. O sistema depende de alguns componentes básicos tais como: Bateria, inversor e motor de indução.

A bateria é utilizada para alimentar o motor a partir de seu armazenamento de energia que foi carregado durante seu período numa tomada de casa ou em um posto de recarga de energia elétrica que no futuro será mais comum a sua existência.


O inversor é utilizado para a conversão de correntes contínua, presente na bateria, para a corrente alternada, que é o sistema utilizado no Brasil. O inversor serve para alterar a frequência da energia CA que se distribui no carro elétrico para o seu melhor funcionamento.



O Motor é utilizado para sua partida, permitindo que o carro se movimente e faça seu objetivo. O carro elétrico é movido por um motor elétrico de indução, que permite maior eficiência.





Vantagens


-Econômico

O sistema elétrico é muito mais econômico comparado com o sistema à combustão, a energia que move um carro elétrico corresponde a um terço da energia que se utiliza em carros normais.


Menor Custo com manutenção:

O gasto que possui em carros elétricos é 15% menor, pois não precisam fazer trocas de óleo e nem trocar filtros de combustíveis, e, além disso, possuem menos peças móveis no motor em relação aos outros carros, reduzindo o desgaste de peças.


Matriz energética:

Os veículos elétricos podem ser alimentados a partir de energia solar, podendo garantir uma economia muito significativa para o dono das placas solares e permitindo uma maior proximidade com o mundo sustentável.


Dependendo de qual matriz de energia os carros elétricos são alimentados, sua carga pode ser vista tanto como uma marca de veículo com energia limpa quanto o contrário também. Como o Brasil possui um expressivo destaque na área de energia renovável como as Hidrelétricas, que são as nossas fontes primárias de energia, no país os carros elétricos serão originados por uma energia limpa. Agora locais como a Polônia, que é um país que utiliza energia fóssil, esse destaque de energia limpa para carros elétricos não é mais viável, porém continua sendo mais limpa em comparação à carros movidos à gasolina.


Sustentabilidade no Mercado Mundial


A necessidade do mundo em procurar energias limpas vem dando destaque a produção de carros elétricos. A China, por exemplo, possui cerca de 60% de sua energia em carvão, porém o país faz investimentos bilionários em energias eólicas e hidrelétricas para reduzir sua dependência em energias não limpas. Nos Estados Unidos, o país anunciou o seu investimento de 900 milhões de dólares na produção de carros elétricos com a promessa da redução de emissão de gases que causam o aquecimento global. Na União Europeia, o parlamento decidiu que até 2035 haverá somente carros elétricos na sua comercialização com o mesmo intuito de redução de gases que causam o efeito estufa.


Tera Engenharia


Nós da Tera buscamos colaborar com um mundo mais sustentável e justo para todos, para isso temos uma equipe especializada em placas solares e eficiência energética com um dos melhores preços do mercado! Se você busca economizar e colaborar com um mundo melhor, não se esqueça de checar nossa carta de serviços. Vem fazer um orçamento com a gente.






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo