Buscar

Automação Residencial: tudo que você precisa saber




Todo mundo já viu em um filme de ficção científica residências futurísticas que interagem com o morador, realizando tarefas simples como abrir cortinas até ações mais avançadas como sistemas de segurança, mas essa realidade pode não estar tão distante quanto imagina.



Alexa, Google Home e Amazon Echo, são alguns dos produtos que já estão sendo popularizados no mercado. Nesse artigo descobriremos o que até agora você não sabia sobre automação residencial, como ela está se tornando cada vez mais acessível e otimizada.







Automação residencial: O que é?


A automação residencial é um sistema inteligente que pode ser personalizado de acordo com o perfil dos moradores e suas necessidades, facilitando as tarefas do cotidiano, como por exemplo, o uso de fechaduras eletrônicas automáticas e temporizadores.



Como funciona na prática?




Esse sistema possui um controle monitorado por celulares, tablets ou computadores. Através dessa central tudo se conecta, sendo possível ativar ou desativar eletrodomésticos, luzes, alarmes, tomadas elétricas, ar-condicionado, janelas, portas, sistemas de irrigação, câmeras de vigilância e detectores de fumaça com um toque de tela.

Mesmo o usuário estando sentado no seu quarto ele possui a possibilidade de desligar o forno da cozinha, programar horários para janelas se abrirem e luzes se ligarem. Além disso, o monitoramento de segurança se torna mais otimizado com o uso de sensores que enviam notificações para o seu celular se houver uma atividade suspeita. São variadas as vantagens desse estilo de vida, confira abaixo!


Segurança


A segurança se faz muito mais presente, sendo possível detectar as pessoas que vierem visitar sua moradia, por meio de câmeras e reconhecimento facial, que cruzam os dados com os seus conhecidos das redes sociais. Até mesmo automaticamente alertar a polícia sobre invasores. A sua dor de cabeça de esquecer suas chaves na correria, pode ser solucionada com sistemas interligados, controlados pelo seu celular. Citando, os portões da sua residência que podem se abrir apenas com o seu toque. Além do mais, curto circuitos, incêndios e vazamentos de água ou gás, podem ser detectados com rapidez.




Economia de água e energia




Com o uso de termostatos e iluminações automatizadas, o consumo de energia elétrica se torna racionalizado, eliminando as chances de esquecer uma luz ou um aparelho ligado quando não utilizado, reduzindo os desperdícios. O mesmo vale para a água, agora em falta na Região de Curitiba, pode ser economizada com lavadoras automáticas, e sistemas que interrompem o fluxo da água. Somente com o uso de torneiras automáticas já ocorre a diminuição do gasto de água em 70%.


Idosos e pessoas com necessidades especiais


Para melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, uma casa com automação residencial pode fornecer luzes com sensores automáticos, facilitando a locomoção. No caso de idosos, caso ocorra uma queda, os serviços de resgate podem ser acionados por um botão de pânico, enquanto câmeras permitem a visualização da situação. Há disponível no mercado, sensores de pressão arterial e níveis de açúcar no sangue que podem ser incorporados aos sistemas.


Quanto custa?


Isso depende muito dos cômodos da casa que serão ocupados pelo sistema de automação, uma instalação simples tem o custo aproximado de R$ 3 mil. Já um sistema que inclui luzes, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras custa a partir de R$ 15 mil.


Algumas desvantagens


Mas como nem tudo é perfeito, não deixa de ser relevante mencionarmos algumas desvantagens que a automação residencial pode trazer. Primeiramente, o que costuma-se pensar é que o custo financeiro será elevado, já que projetos de alto padrão podem exigir uma mão de obra especializada. Mas o mercado de automação vem se tornando muito mais acessível, com o aumento da demanda, está crescendo o número de empresas desse setor, tornando os os preços cada vez menores.

Alguns usuários temem que ao conectar todos os seus sistemas a internet, surgiriam margens para hackers lançarem ataques e vírus, comprometendo o sistema de segurança. Mas, as chances de ser hackeado ou diminuir a segurança de seu lar são muito baixas. Além disso, isso não impede de possuirmos cada vez mais aparelhos eletrônicos, como tablets e computadores.

Um fator importante seria o seu sinal de internet, já que seria essencial uma conexão forte que abrangesse toda a sua residência e fosse capaz de aguentar múltiplos aparelhos conectados. Mas já existem tipos de sistemas automatizados que funcionam em uma frequência diferente de onda.


Uma alternativa: ZigBee


O ZigBee é um sistema sem fio de baixa frequência que se utiliza de um centro que administra a conexão de vários equipamentos. Esse centro, chamado hub, cria uma rede de conexões onde há a transferência de dados de um dispositivo para o outro, na qual os aparelhos funcionam como pontos, até a informação chegar ao seu destino. Já existem mais de 2.500 equipamentos que fazem uso dessa tecnologia. Como os plugues e os sensores de movimento e de luzes. Uma vantagem desse sistema é que eles possuem um alcance de 10 a 30 metros e gastam menos energia, pois não estão utilizando a internet.

O ZigBee pode ser utilizado com o Samsung SmartThinghs Hub, que é um multiprotocolo que pode ser conectado também com Wi-Fi, Bluetooth e Z-Wave. Ele também conversa com os produtos da Samsung e pode ser controlado por meio do comando de voz .


Devo contratar ajuda de um arquiteto?


Contratar um arquiteto é essencial, já que ele poderá te auxiliar na escolha dos aparelhos, quais seriam mais necessários de acordo com a sua preferência e uso. Ele pensaria inclusive em quais ambientes seriam utilizados mais dispositivos, e como eles seriam posicionados com o restante do layout. Além do mais, se durante o Projeto Arquitetônico do empreendimento, os arquitetos e engenheiros já preverem as instalações elétricas e hidráulicas, tendo a interligação com o sistema, sua residência se tornaria muito mais otimizada. Evitando o quebra-quebra de paredes e tubulações.


Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos e entre em contato conosco para saber mais! E se quiser saber mais sobre a automação residencial e como aplica-la no seu projeto visite o site da Tetris: https://www.tetrisej.com.br


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo