Buscar
  • TERA Engenharia

Automação Residencial e Casas Conectadas (Parte 1)

Você já ouviu falar sobre automação residencial e casas conectadas? No texto de hoje no “Blog da TERA” vamos iniciar o percurso por esse tema que parece super atrativo para alguns e como algo desnecessário para outros, mas você conhece todas as possibilidades que a automação pode oferecer para você?


A automação residencial ele tem como intuito principal levar comodidade à vida das pessoas, tornando processos que são repetidos diariamente automáticos, promovendo a conectividade, facilitando outros processos, otimizando o tempo e gerando economia.


Atualmente existe uma infinidade de possibilidades de automações residenciais e dispositivos conectados, porém a “internet das coisas” tende a crescer com o passar do tempo, a difusão sobre esse assunto na sociedade e consequentemente a popularização entre as pessoas, com isso o custo dos sistemas automatizados tendem a cair, se tornando mais acessíveis.




Podemos segmentar a temática em alguns temas, que são segurança, conforto e comodidade, mídias, eficiência energética e assistentes pessoais. A automação já é passível popularização e acessível a todos neste momento no aspecto dos assistentes pessoais, boa parte das pessoas possuem celulares e estes aparelhos possuem assistentes pessoas, Apple com a Siri e Android com o Google assistente, Microsoft com a Cortana, além disso existem outros assistentes como a Bixby da Samsung, a Celia da Huawei, inteligências artificiais (IAs) que auxiliam aparelhos a se adaptarem e otimizarem o funcionamento dos aparelhos através dos hábitos dos usuários. Desta forma podemos notar o potencial da automação, pois muitas pessoas possuem IAs e automações pequenas no seu bolso e não sabem.


Além das assistentes de celulares Apple, Google e Amazon possuem seus dispositivos de assistentes pessoais; não só produzindo seus dispositivos, mas também fornecendo eles para outras empresas colocarem em suas caixas de som, dispositivos com tela, televisores e até geladeiras.


Atualmente você pode no meio de uma receita falar “Siri, timer de 17 minutos”, ao perceber que algum produto está acabando pronunciar “Alexa, adicionar fermento à lista de compras” ou durante o dia dizer “Ok google, me lembre de ligar para a vó Lúcia às 19”. Isso tudo já é possível para maioria das pessoas, são automações diárias que trazem comodidade à vida delas. Porém é possível ir além disso!


Com a automação é possível por meio de aplicativos no celular, tablet, dispositivo de IAs ou uma central ir além disso. Você pode controlar câmeras, portas, portões, acender luzes, abrir cortinas, colocar música para tocar no quarto, na sala ou na casa toda. É possível criar cenários de iluminação onde você pode com apenas um comando ativá-los. Além disso a automação é uma aliada da sustentabilidade, pois dispositivos inteligentes fornecem dados de consumo, podem ser desativas quando possível e religados quando necessário, automatizar infraestruturas elétricas e hidráulicas, timers ou rotinas para ligar e desligar luzes.


Aliás, sabe aquele hábito de quem mora em casa ao viajar deixar alguma luz de casa ligada? Com a automação é possível você programar rotinas para as luzes serem ligadas e desligas diariamente de diferentes formas ou você mesmo pode controlar eles por meio de um aplicativo de celular de onde estiver, seja na praia ou do outro lado do mundo.

A automação residencial abre um leque de oportunidades, as quais vamos discutir nas nossas próximas conversas sobre o tema aqui no blog da TERA Engenharia. Deixe seu comentário com as suas dúvidas e sobre o que quer ver de automação residencial por aqui!

#TERA #tera #teraengenharia #automação #automaçãoresidencial #inteligenciaartificial #ias #assintentespessoais


UTFPR #engenharia #engenhariaeletrica #engenhariacontroleeautomação #engenhariaautomação #engenhariautfpr #empresajr #EJ #fejepar #emprejrsafederada



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo