Buscar

Automação Industrial


A origem do conceito de automação


Para começarmos a falar sobre a automação industrial, nada melhor do que entendermos o porquê dessa crescente onda tecnológica ter surgido. Desde as eras mais antigas, podemos notar que o homem inventou mecanismos para poupar seus esforços, como a utilização de animais na agricultura e o uso da corrente da água dos rios para girar moinhos. Agora, dando um pulo da história, indo mais especificamente para o período da revolução industrial, na Inglaterra, o conceito da automação começou a ser aprimorado com o desenvolvimento de dispositivos simples e semiautomáticos na indústria. E desde então, somente no início do século XX que a ideia de sistemas inteiramente automatizados passou a surgir.

Com esse panorama, podemos facilmente ver que a automação tem como um de seus principais vieses facilitar e auxiliar o trabalho humano, assim como também trazer mais produtividade e eficácia no serviço. E neste caso, trataremos dessa aplicação no ramo da indústria.


A automação industrial em nossos dias:

 

Focando em nosso contexto atual, podemos citar alguns princípios que a automação industrial se baseia:


- Interação Homem-Máquina: Mesmo com processos e máquinas automatizadas, em alguns casos, ainda é de grande importância a ação humana, assim, a comunicação entre o homem e a máquina é um fator importante a ser considerado.


- Controle em tempo real: A presença física do operador ao lado de determinada máquina não se faz mais necessária, existem processos que podem ser incluídos no sistema que coletam e geram dados da cadeia de produção. Assim, é possível analisar ter controle de tudo que está acontecendo. 


- Capacidade de adaptação: Com a utilização de máquinas automatizadas, é possível ter uma flexibilização em caso de necessidade de adaptação conforme aumento ou diminuição de produção. 


- Descentralização: Com o crescimento exponencial da tecnologia, podendo incluir a inteligência artificial também, já é possível contar com máquinas que conseguem tomar decisões sem necessidade de interferência humana, seguindo os parâmetros estabelecidos em sua programação.


Com tudo isso em mente, agora se faz necessário juntar tudo e garantir seu funcionamento e sinergia. Para isso, se faz necessária uma multidisciplinaridade de conhecimentos. De forma geral, a área da mecânica fica responsável pelas estruturas e dispositivos atuadores; a eletrônica contribui com implementação de hardwares, a área da elétrica entra com a eletrização do sistema e a área da tecnologia da Informação providencia softwares para o controle do sistema. 


Benefícios da Automação Industrial


Agora que já conseguimos entender um pouco mais sobre automação industrial, chegou a hora de falar sobre os benefícios que isso traz. Sem sombras de dúvida ter uma indústria automatizada traz muitas vantagens, e vamos listar algumas delas:


- Redução de custos: Com um sistema automatizado, é possível reduzir os custos da instalação, além de também contar com a possibilidades de reduzir custos provenientes da energia elétrica. Automatizar uma indústria pode realmente ser considerado um investimento assertivo.


- Melhoria da produtividade: Uma máquina, quando bem programada, consegue realizar ciclos de trabalho repetidos em tempo menor do que um humano, além de também conseguir um resultado mais preciso e com maior qualidade.


- Controle remoto em tempo real: Como já dito antes, é possível ter controle sobre tudo o que está acontecendo na produção em tempo real. Assim, mesmo que o operador esteja longe da máquina, ele é capaz de acompanhar o processo remotamente.

 

- Segurança: Visto que um sistema automatizado é controlado por computadores, a probabilidades de algum erro acontecer é menor do que se estivesse sendo controlado por um humano, e se tratando de erros no ambiente industrial, queremos dizer acidentes também. Assim, uma maior segurança é outro quesito garantido por um sistema automatizado.

 


Referências:

https://www.lwtsistemas.com.br/2018/06/06/beneficios-da-automacao-industrial/#:~:text=Aumento%20de%20produtividade%20%E2%80%93%20Um%20dos,com%20maior%20efici%C3%AAncia%20e%20repetitividade.

https://www.automacaoindustrial.info/o-que-e-automacao-industrial/

https://www.siembra.com.br/noticias/o-que-e-automacao-industrial/#:~:text=A%20automa%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20hoje,decis%C3%B5es%20de%20forma%20totalmente%20descentralizada.

https://sosmek.com.br/automacao-industrial-conheca-a-historia-e-a-importancia-em-nosso-dia-a-dia/




77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IHM E CLP