Buscar

O que é Aterramento Elétrico? e qual sua importância

A energia elétrica, a muito tempo, se tornou essencial para sociedade, sendo um artigo que não pode faltar em nenhum lugar do mundo. Mas, para tirar o melhor da eletricidade, precisamos também de alguns cuidados que garantem a nossa segurança. 

E falando sobre medidas de segurança para eletricidade, o aterramento elétrico é a primeira coisa que vem à nossa cabeça. Embora muitos conheçam o seu nome, são poucas as pessoas que sabem realmente dizer como ele funcionam e como ele é importante para nossa segurança. Hoje falaremos mais sobre essa medida de proteção que é essencial para nossa segurança 


O que é um aterramento elétrico?


Conforme a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), aterrar eletricamente significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja a menor possível

Na prática, como a terra apresentar um potencial sendo igual a zero, caso ocorra uma fuga de corrente elétrica, a corrente tende a seguir o menor potencial. Assim, é escoada para a terra e impedindo que tal corrente fique na superfície de equipamentos.


Como é feito o aterramento?


De forma simplista, o sistema de aterramento consiste em uma barra cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. É recomendado que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada. Dessa forma, todos os fios terra da sua instalação elétrica vai ser ligados ao mesmo ponto.



A importância do aterramento:


1. Proteção da integridade física das pessoas:


Quando uma pessoa entra em contato com um equipamento que não está aterrado ou que apresenta falha em sua isolação, as cargas presentes na superfície do equipamento ocasionam choque elétrico. Já que, a partir do contato, o corpo humano torna-se o condutor direcionando as cargas para a terra. Assim, em casos de corrente com intensidade alta, a pessoa que sofreu a descarga pode correr risco de vida. Dessa forma, um sistema aterrado desempenha uma importante função para a proteção pessoal, garantindo a segurança das pessoas quanto a esse tipo de problema.


2. Essencial para o funcionamento de dispositivos de segurança:


Para o funcionamento adequado dos dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis, IDRs, DPS etc…) sempre haverá uma dependência do aumento da corrente seja por corrente de curto circuito ou sobrecarga, logo, se não houver aterramento não existe “escoamento” da corrente elétrica, por exemplo: uma geladeira cujo motor está com fuga de corrente e não possui aterramento, a corrente excedente somente será descarregada da carcaça quando um indivíduo estabelecer um contato entre está e a terra. 

Porém, quando existe o aterramento a corrente elétrica é direcionada a terra, temos o aumento excessivo da corrente causando o acionamento do dispositivo de proteção e desligando o circuito.


3. Componente de Sistemas de Segurança contra raios:


O aterramento é um componente essencial para SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), responsável por direcionar cargas excedentes vindas de descargas atmosféricas (raios) à terra. Protegendo as pessoas e os equipamentos do ambiente contra as descargas atmosféricas 


Conclusão


O uso do fio terra é obrigatório, segundo a Lei Número 11.337 de 26 de julho de 2006. No entanto, não é toda instalação elétrica que possui um aterramento elétrico adequado, principalmente em residências, seu uso é mais comum em prédios e indústrias. Porém, como vimos até aqui ele é extremamente importante para evitar acidentes que possam causar dano a vida das pessoas e aos equipamentos de um local.


Nós dá Tera Engenharia sempre nos preocupamos com o aterramento adequado em todos os nossos serviços. Para um serviço que busca sempre a qualidade e segurança para o cliente entre em contato conosco.


Referencias: 

http://blogdecorwatts.com/cabos-fios/aterramento-eletrico/

https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-aterramento-eletrico/

ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo