Buscar

AQUECIMENTO GLOBAL E ENERGIA LIMPA

Os gases poluentes e de efeito estufa são grandes problemáticas no mundo todo, pois contribuem significativamente para o aquecimento global, prejudicando o meio ambiente e consequentemente a saúde das pessoas.


PRINCIPAIS CAUSAS


Através de um estudo feito por ambientalistas, a partir do século XX, percebeu-se as principais causas da emissão de gases poluentes, que são:

  • Fumaça e monóxido de carbono emitido nas queimadas naturais;

  • Usinas de energia que queimam combustíveis fósseis para a produção;

  • Veículos movidos à combustão;

  • Queimadas;

  • Entre outros…

PRINCIPAL GÁS

O principal composto químico com potencial causador do aquecimento global é o dióxido de carbono, comumente chamado de gás carbônico ou simplesmente CO2. Um estudo recente realizado pela Global Carbon Project indicou que o mundo inteiro emitiu 36,4 bilhões de toneladas desse gás, sendo que cerca de 86% se deu através da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia e materiais.

A situação é tão alarmante que a emissão de gases de efeito estufa foi a principal discussão da COP26 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), onde mais de 190 países apresentaram propostas de corte de emissões até 2030. A seguir, tem-se uma tabela disponibilizada pela Carbon Brief com os países que mais emitiram CO2 de 1850 a 2021 (toneladas de CO2).



O QUE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES ?


Recentemente, o Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou o relatório do Grupo de Trabalho III de seu sexto ciclo de avaliação, mencionando a importância da redução das emissões de CO2 e as maneiras de fazer isso. Dentre essas, citaram:

  • Redução do uso de combustíveis fósseis;

  • Preservação de florestas;

  • Uso de combustíveis alternativos;

  • Geração de energia renovável, que é o caso da solar fotovoltaica.

ENERGIA LIMPA

Como já mencionado antes, é necessário diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, pois levam ao aquecimento da Terra e, por consequência danos ao planeta e seu ecossistema. Uma das formas de reduzir é substituir as formas de energia convencionais (termelétrica, por exemplo - pois utilizam combustíveis fósseis para produção) por fontes de energia limpas, e uma das mais vantajosas nesse quesito é a solar fotovoltaica.


A geração de energia por meio da tecnologia fotovoltaica, não emite nenhum tipo de gás poluente, devido a possuir o sol como fonte primária. O Brasil é um ótimo país para se utilizar esse tipo de energia, pois possui uma excelente localização geográfica, e por abranger um grande território tem potencial para gerar 28000 GW, equivalente a 178 vezes a matriz elétrica brasileira.

Além disso, é previsto que nos próximos 25 anos a utilização desse tipo de energia impedirá que 100 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera.


TERA ENGENHARIA

Além dos fatores positivos apresentados, o uso da energia solar fotovoltaica é uma excelente alternativa para quem quer economizar na conta de luz. Com a Tera Engenharia podemos calcular o melhor sistema para as suas necessidades e ter a certeza que tudo valerá a pena. Entre em contato conosco e faça um orçamento

Contribua para a melhora do mundo diminuindo o aquecimento global!



FONTES

https://www.bbc.com/portuguese/geral-59013520#:~:text=Cerca%20de%2086%25%20das%20emiss%C3%B5es,por%20petr%C3%B3leo%20e%20g%C3%A1s%20natural.

https://blog.coontrol.com.br/tipos-de-gases-poluentes-para-o-meio-ambiente/

https://www.udop.com.br/noticia/2021/10/28/brasil-e-4-no-mundo-em-ranking-de-emissao-de-gases-poluentes-desde-1850.html

https://casaecosustentavel.com.br/emissao-de-co2-pode-ser-diminuida-atraves-da-producao-de-energia-solar/#:~:text=Utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20energia%20solar%20reduz%20a%20emiss%C3%A3o%20de%20CO2&text=O%20processo%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de,CO2%20sejam%20lan%C3%A7adas%20na%20atmosfera.





62 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo