Buscar

A resistência das Placas de Energia Solar

A busca por soluções sustentáveis tem feito com que muitas casas e empresas prefiram pela instalação de arranjos fotovoltaicos, Apesar de serem um sistema de energia limpa é necessário um investimento inicial. Contudo fica um questionamento sobre a resistência das placas solares para aqueles que se interessam por esse sistema fotovoltaico.



Granizo e/ou chuva fortes podem afetar as placas?


Em alguns países há casos de painéis que resistiram a granizos, furacões e até tornados, porém o painel solar não é um produto 100% indestrutível, ele pode sim apresentar algum tipo de dado em determinadas ocasiões. Posto isso, é de extrema importância exigir a garantia de qualidade e a sua instalação feita por peritos capacitados e experientes para reduzir a necessidade de manutenção do painel solar.



No inverno tem menor eficiência do painel solar?



Sabendo que o painel solar não necessita de calor para funcionar e sim que precisa de luz e claridade, mesmo em dias de inverno pode-se ter redução na produção de energia já que os dias são mais curtos, no entanto o sistema funciona corretamente. Ocorre que em dias chuvosos ou com muita neblina levam a queda na produção da placa solar devido a menor incidência de raios de sol.



Altas temperaturas prejudicam o painel solar?


O calor excessivo pode sim prejudicá-lo e pode colocá-lo em risco, reduzindo sua capacidade na produção de energia. Mas esse problema ocorre devido a alguns materiais que compõem o painel, pois estes necessitam de uma temperatura ideal de 25°C na maioria das vezes para funcionar normalmente, porém dias pontuais em determinadas regiões tem-se uma temperatura muito superior 25°C, fazendo com que o painel solar perca um pouco de eficiência na sua produção.



É resistente a animais, como gatos? E os animais podem ser prejudicados?


Sim, mas é importante ficar atento em manter a manutenção preventiva frequente, pois engloba a limpeza dos painéis solares, visto que os animais podem deixar resíduos por cima dos painéis e consequentemente afetar na a geração de energia. Os animais não correm o risco de choque elétrico após o sistema fotovoltaico estar finalizado.



Como verificar se a placa possui garantia de resistência a impactos mecânicos?



Deve- se verificar se as placas são homologadas pelo Inmetro, consequentemente possuem força mecânica para suportar impacto, por isso é necessário selecionar um fabricante seguro e de qualidade.


Qual a média de vida útil do painel solar?



Embora o painel fique exposto sobre o telhado diariamente, a vida útil em média do painel solar é de pelo menos 25 anos, grande parte dos fabricantes garantem 80% de geração até o final desse prazo.

Por isso se faz necessário cautela ao pensar na manutenção do painel solar e quanto a especialistas para realização do projeto, pois estes estudam a melhor localização das placas para se obter uma perda imperceptível na produção de energia, mesmo em dia em que o calor é excessivo no local.


Referências

https://blog.bluesol.com.br/placas-fotovoltaicas/

https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/a-resistencia-das-placas-de-energia-solar-elas-aguentam-chuva-de-granizo/

https://www.ecodebate.com.br/2020/03/03/5-fatores-que-influenciam-no-preco-final-do-seu-projeto-de-energia-solar/





47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo