Buscar

A importância do Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas (SPDA)

Todos os anos ocorrem fortes tempestades e chuvas que ocasionam na incidência de raios, estes que diversas vezes podem resultar em lesões e até mesmo a morte, no caso de pessoas, ou então em prejuízos financeiros quando atingem edificações, pela queima de equipamentos ou danos a estrutura.


Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), por ano, o território brasileiro é atingido por 50 milhões de raios, que acertam em média 500 pessoas e um grande número de edificações. Com isso, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma ocorre no Brasil. São 130 mortes e mais 200 feridos por ano, sem contar prejuízos financeiros, que são estimados em cerca de 1 bilhão de reais.


Fonte: Elat: http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/infografico.-.mortes.por.raios.php 21/07/2015


Ao atingir edificações os raios podem causar queima de equipamentos elétricos e eletrônicos, ou até mesmo iniciar incêndios. Um prédio residencial, por exemplo, ao ser atingido por uma descarga atmosférica pode enfrentar além desses problemas muitos outros, que significam risco para as pessoas em seu interior. Para diminuir consideravelmente esses riscos a alternativa é adotar medidas de proteção, em outras palavras, um SPDA.


O QUE É O SPDA?


O SPDA, Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, nada mais é do que o para-raios. O sistema se resume em captação da descarga e condução da mesma para a terra, de maneira a aumentar consideravelmente a segurança do local e seu entorno. Vale lembrar que ele não evita a descarga atmosférica, já que estamos falando de um fenômeno natural, e sim reduz os riscos de vida e danos materiais consideravelmente.


COMO O SPDA É


O SPDA em estruturas e edificações é uma exigência do corpo de bombeiros, regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela NBR 5419, justamente por se tratar também de uma medida de segurança para as pessoas em seu interior ou entorno. Ele deve ser elaborado por uma empresa de engenharia com profissionais capacitados e habilitados ao projeto.


O projeto se resume em Visita Técnica, para análise e levantamento de dados do estrutura, Gerenciamento de Risco, onde será definido os principais parâmetros para o projeto: é ele que define quais serão as necessidades. O Projeto de Medidas de Proteção Contra Surtos, para evitar que nos terminais dos equipamentos eletroeletrônicos apareça uma diferença de tensão maior do que eles podem suportar, além do Desenho Técnico, Lista de Matérias e o Memorial Descritivo.




Referências:

- https://rwengenharia.eng.br/importancia-do-spda-2/

- https://www.presegassessoria.com.br/2020/08/03/entenda-a-importancia-do-laudo-spda-ou-para-raios/

- https://www.lopes.com.br/blog/mercado-imobiliario/importancia-spda-para-predios/

8 visualizações0 comentário