Buscar

5G um grande passo

(5G, tecnologia, evolução, transformação, redes)


A iminência de uma nova revolução tecnológica está cada vez mais evidente, a tecnologia 5G é uma forte expectativa para essa revolução. A nova geração de coletividade móvel está chegando, melhorando em muito a vida de empresas e consumidores, não apenas com a internet mais rápida e barata, mas também com uma maior capacidade de tráfego, estabilidade e latência.

Olhando brevemente a história dessa tecnologia podemos ver como seu futuro pode revolucionar o jeito que usamos a internet. O 1G era uma tecnologia analógica que garantia apenas a ligação de um telefone para o outro; o 2G, já de forma digital, trouxe mensagens de texto como o SMS e a banda larga; o 3G deixou possível a transferência de arquivos e e-mails, compartilhamento de imagens e localização de GPS, ficando praticamente como computadores portáteis; o 4G deixou a navegação mais fluída e com mais velocidade possibilitando assistir vídeos pelo youtube, fazer stream e até ligar por vídeo.

O 5G é um sistema novo para conectar celulares, computadores, TV, carros, máquinas industriais, ou seja, praticamente tudo que tenha uma forma de ser automatizada ou conectada à internet. Sendo seu objetivo conectar tudo e todos com a tecnologia sem fio. Essa conexão avançada entre pessoas e aparelhos é a chamada Internet das Coisas, conhecida pela sigla IoT.



Velocidade



Falando de velocidade, o 5G em comparação ao 4G é de 5 a 10 vezes maior mais rápida, tal feito é possível por conta das altas frequências que as redes 5G são construídas, quanto maior a frequência maior a informação que é possível propagar tornando muito mais fácil a transmissão de dados. A vantagem de alta frequência seria, a já mencionada, a velocidade de propagação, a transmissão de dados e também a possibilidade de mais pessoas poderem usar a rede ao mesmo tempo sem cair a qualidade do sinal; a desvantagem seria que por conta de suas alta frequência a onda irradiada e muito menor tornando muito difícil manter o sinal constante em um lugar aberto, para isso é necessário muitas antenas de redes para ter sinal em uma cidade. Mas a grande evolução do 5G não está na velocidade, pois o 4G já atinge a demanda de grande parte das pessoas, a evolução do 5G está na latência.

Latência


Segundo a empresa Cloudflare “A latência é o tempo que os dados levam para passar de um ponto de uma rede para outra… “ Ou seja, é o tempo que a rede leva para responder ao usuário, podendo ser o tempo de resposta de um jogo online ou até mesmo o tempo de carregar os vídeos do celular. A latência do 5G chega a ser 4 milissegundos em seu modo geral e 1 milissegundos para aplicações de comunicação, muito distante de seu antecessor 4G que chegava em média 36 milissegundos de latência, essa evolução vai fazer a diferença em como usamos os equipamentos, como no uso de máquinas onde o tempo de resposta é crucial, como máquinas cirúrgicas e equipamentos pesados em construção ou mineração; sendo também um grande avanço da comodidade, podendo ter experiências mais fluidas no celular e tendo o potencial de impulsionar a tecnologia de realidade aumentada.

Internet das coisas (Iot)



Impossível falar de 5G sem falar de Iot, o 5G irá impulsionar a conexão das pessoas, equipamentos, transporte, entre outras coisas; equipamentos “futuristas” estão se tornando comum nos dias de hoje, fábricas são pilotadas por robôs, carros autônomos estão sendo testado em grande parte do mundo e logo grande parte de trabalho braçal será automatizado. O 5G vai estimular esse crescimento se tornado capaz de conseguir que muitas coisas estejam conectadas à internet.


Finalização


Com total certeza o 5G será inovador e irá transformar a sociedade e o dia a dia corriqueiro de todos, o 5G é a coisa mais futurística que as pessoas estão esperando, e certamente vai impressionar a todos. Sabemos que é difícil digerir algumas dessas coisas, mas isso estará disponível em quase todos os lugares do planeta em um curto período de tempo.


Referências


https://www.tecmundo.com.br/5g-no-brasil/217230-1g-2g-3g-4g-5g-entenda-evolucao-internet-movel.htm

https://www.cloudflare.com/pt-br/learning/performance/glossary/what-is-latency/

https://digitalks.com.br/noticias/6-tendencias-no-setor-de-tecnologia-para-2022/

https://www.qualcomm.com/5g/what-is-5g




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo