Buscar

5 anos da lei da empresa júnior

No dia 6 de Abril de 2016 foi aprovado o projeto de Lei 13.267, que reconhece perante as instituições de ensino as empresas júniores e garante a liberdade para a execução das soluções. Tornando as empresas júniores ainda mais agentes da mudança no ensino e na sociedade Brasileira.


O que é uma empresa júnior


Uma empresa júnior é uma instituição formada por alunos de um ou mais cursos de graduação sem fins lucrativos, que visa melhorar a sociedade com soluções de suas respectivas áreas. Por não visar o lucro e todos os seus membros serem voluntários, os projetos de empresas júniores tendem a ter valores inferiores aos projetos de empresas seniores.



Antes da Lei


Devido ao projeto de lei ser de extrema importância ao movimento é de se pensar que antes dele não existia empresas júniores ou as mesmas não operavam direito. `No entanto isso é extremamente longe da realidade, as empresas júniores existem no Brasil desde 1987 e desde esse tempo realizam projetos e expandem o movimento. Empresas como a EJEQ e a COEM-JR em Curitiba, já existem há mais de 20 anos.

E apesar das dificuldades e problemas que surgem com o crescimento tanto do movimento quanto das empresas, uma das principais características comuns a todas as empresas júniores é a perseverança. Perseverança em momentos ruins, falta de membros e até falta de caixa. O movimento sempre persistiu.


Depois da Lei


Depois da lei as coisas mudaram no âmbito legal em relação as faculdades, as empresas passaram a ser mais aceitas e terem um reconhecimento tanto por parte do corpo docente quanto dos alunos das instituições. Apesar de todas essas mudanças ainda existem aqueles que se opõe ao movimento e as suas implicações, criando todos os tipo de acusação a respeito das mesmas. Ainda assim o movimento e cresce e hoje conta com:

  • 1345 - EJ's

  • + de 2900 - empresários júniores

  • 253 - IES

  • 1921 - cursos com EJ's

  • 115 - IES Júniores


Sendo sem dúvidas uma das maiores forças de mudança na educação empreendedora nacional, ensinando diversos jovens matérias muito além do que são ensinados nos seus cursos de escolha.





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo